sábado, 12 de março de 2016

Marinha recebe simulador do reator do submarino nuclear brasileiro

 

Simulador LABGENE
O Centro de Instrução e Adestramento Nuclear de Aramar (CIANA) recebeu, no dia 22 de fevereiro, o simulador do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (LABGENE), este focado na propulsão nuclear do Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro (SN-BR).
O simulador, desenvolvido com a empresa francesa Corys, tem as funções de adestrar os operadores do LABGENE e da futura tripulação do SN-BR; prever comportamentos da planta nuclear real; validar o memorial de cálculo e testar os sistemas de controle de forma integrada.
reator_labgene
Esquema do reator LABGENE
A chegada dessa eficaz ferramenta tecnológica é um marco no adestramento de operadores de propulsão nuclear por proporcionar uma visão sistêmica do funcionamento de toda planta contribuindo para expertise nuclear naval do SN-BR. É digno de menção que este marco é pioneiro no Brasil.
Ressalta-se a importância do simulador como mais um relevante passo para que a Marinha do Brasil possa propiciar o adestramento de excelência necessário à formação dos operadores de propulsão nuclear.
FONTE: MB

Nenhum comentário:
Write comentários