sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Navio hospitalar da Marinha apoiará projeto “ribeirinho cidadão”

 

Divulgação/6º DN
O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Tenente Maximiano, subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, partirá de Ladário/MS no dia 30 de janeiro, com destino ao município de Santo Antônio do Leverger, no Estado do Mato Grosso, para iniciar mais uma Comissão de Assistência Hospitalar (ASSHOP).
A viagem, prevista para ocorrer até o dia 28 de fevereiro, integra o PROJETO RIBEIRINHO CIDADÃO. O referido projeto é idealizado pela Defensoria Pública e executado em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso. A cooperação entre as instituições públicas para a realização desta 9ª Edição tem como objetivo levar assistência de saúde, jurídica e social de forma gratuita aos ribeirinhos.
O Navio da Marinha acompanhará o Projeto em sua etapa fluvial, atendendo as necessidades médicas e odontológicas encontradas ao longo da expedição. Para prestar este apoio, a equipe de saúde será composta por dois dentistas, cinco enfermeiros e dois médicos. A embarcação é dotada de enfermaria e farmácia, onde será realizada a entrega de remédios às comunidades carentes; consultório médico e odontológico; além de três embarcações orgânicas empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso. Cerca de 800 pessoas deverão ser atendidas.
Em Mato Grosso serão assistidas as populações das comunidades de Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço, Porto Cercado, Barranco Alto, Barra do Aricá, São Pedro de Joselândia, Porto Brandão, Porto São João, Poço General, Cuiabá Mirim, Guató, Flechas, Porto Emiliano, Congal, Porto da Bahia, Acurutuba e Estirão Comprido.
Durante a viagem, o navio atenderá também, em Mato Grosso do Sul, as comunidades de Barra do São Lourenço, Paraguai-Mirim, Fazenda Jatobazinho e Baía do Castelo. 
Materiais como roupas, cobertores e brinquedos serão fornecidos à população atendida durante todo o período.
Conheça um pouco da História do NAsH Tenente Maximiano (U-28) 
O Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano foi incorporado no dia 17 de março de 2009, estando subordinado ao Comando do 6º Distrito Naval. Antes de ser adquirido pela Marinha, a embarcação tinha emprego civil em atividades de turismo e pesca amadora.
O Navio tem como missão levar saúde e qualidade de vida aos ribeirinhos da região do Pantanal do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, proporcionando assistência médico-hospitalar e odontológica.
Em sua mais nobre missão, o NAsH "Tenente Maximiano" é reconhecido por onde navega, a população ribeirinha denomina-o como "Navio da Esperança do Pantanal", denotando a importância deste meio nessa região.

Nenhum comentário:
Write comentários